sexta-feira, 18 de junho de 2010

cinema e rejeitados

assisti a um filme com meus alunos que foi insensado nos últimos festivais "Precious" (2009), de Lee Daniels. Credito a ele os mesmos elogios: dramático, tenso, seco, duro, daqueles que não têm concessões. Gabourey Sidibe é preciosa, verdadeiramente, em sua interpretação sutil e ao mesmo tempo visceral. Confesso que me emocionei píncaros com os 109 minutos da trágica, porém não menos lírica, vida da menina obesa negra e totalmente destruída, de quem a adolescência, a pureza, o prazer de viver foram arrancados impiedosamente. Daí pensei nos enjeitados, nos da geral, nos párias, naqueles dos arrabaldes, dos deformados, dos com déficits, dos loucos de pedra e estandarte...


resolvi imediatamente comentar e listar (como me furtar de meu novo TOC)alguns filmes que têm como protagonistas os enjeitados. Começo por uma obra-prima da agonia e do terror de ser um marginalizado, "The Elephant Man" (1980), de David Lynch. John Hurt desenhou um John Merrick, nome do personagem, real, com tanta perfeição de minúcias que chega a beirar o magistral. A voz, o gestual, a crueza, no entanto e sobretudo, a genial elegância e dandismo do homem que nasceu na Inglaterra da 2ª fase da Revolução Industrial, com noventa e muitos porcentos do corpo totalmente deformados são milimetricamente desfiladas diante de nossos olhos aterrados. É de causar dó, lágrimas, depressão imaginar quão desgraçada é a vida de um ser imperfeito ao julgamento mortal. Filme em que Lynch aproveita para ensaiar seus delírios oníricos ao narrar o ataque de elefantes à provável mãe grávida do personagem. Preto e branco lindíssimo, poesia lynchiana.


há um filme com a Cher, é, ela mesma, a cantora, que, por sinal é uma p... atriz (ganhou até a Palma de Ouro por esta mãe, motoqueira, junkie) chamado "Mask" (1985), de Peter Bogdanovich, que é um belo exemplar de outro filme de enjeitados. Mask é a história de Roy L.'Rocky' Dennis, um jovem com displasia craniometafisária, ou seja, a cabeça da criatura não para de crescer, é o alargamento ósseo do crânio, o qual leva a uma morte precoce e por demais sofrida. Pois bem, o menino, interpretado por Eric Stoltz, sofre deste mal, o bom é que ele é "filho" de um bando de motoqueiros aventureiros e maconheiros, os quais o protegem de tudo e de todos. Cher, a oficial mãe, está brilhante, e o filme só peca por um certo pieguismo aqui e ali, e por alguns feios erros de continuísmo, principalmente no final, mas é um autêntico filme de rejeitado.


poxa, sinto-me pressionado por uma centena de filmes protagonizados por párias e rejeitados: preciso listar os 10 melhores filmes com seres marginalizados. Faço em nome de todos eles, faço em meu próprio nome também, pois somos um pouco rejeitados ao longo da vida, seja por questões físicas, ou opções sexuais, ou traços religiosos. Mas somos. Promessa é dívida, listarei estes filmes e os sandmovies prometidos em post anterior. Farei ainda esta semana. Aceito dicas...

que tal Carrie? Quasímodo? Truman? Cabíria? Bent? são tantos...viva todos os preciosos do mundo!

(rodrigo maroja barata - jun/2010)

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Yasmim Pamponet - vencedora do mês de junho!

resposta da trívia postada por yasmin: (Yasmim ganhará 10 locações na Fox Vídeo e 1 dvd à escolha, presente deste humilde blog)

1- O filme é: "Hannah and her sisters" (1986)

o poema é: "Somewhere I have never travelled" de e. e. cummings

somewhere i have never travelled, gladly beyond
any experience, your eyes have their silence:
in your most frail gesture are things which enclose me,
or which i cannot touch because they are too near

your slightest look easily will unclose me
though i have closed myself as fingers,
you open always petal by petal myself as Spring opens
(touching skilfully, misteriously) her first rose

or if your wish be to close me, i and
my life will shut very beautifully, suddenly,
as when the heart of this flower imagines
the snow carefully everywhere descending;

nothing we are to perceive in this world equals
the power of your intense fragility: whose texture
compels me with the colour of its countries,
rendering death and forever with each breathing

(i do not know what it is about you that closes
and opens; only something in me understands
the voice of your eyes is deeper than all roses)
nobody, not even the rain, has such small hands

personagens: Elliot (Michael Caine) e Lee (Barbara Hershey)



2- O filme é: "Splendor in the grass" (1961)

o poema é: "Ode. Intimations of immortality" de William Wordsworth

o texto é usado quando Deanie está na aula e sua professora pede para ela recitar o poema.

personagem: Wilma "Deanie" (Natalie Wood)

ps. o poema é gigante e não cabe no comentário, mas é esse aqui: http://www.bartleby.com/145/ww331.html



Eu realmente fiquei me perguntando se ela conseguiu tudo na wikipédia. Mas o pior é que a menina é danada! Ela tem fontes valiosíssimas e assessoras, pelo que pude pescar pelos ares...Parabéns, Yasmim, vamos postar uma foto quando o pessoal do blog (ops, eu) te entregar o prêmio?

(rodrigo maroja barata jun/2010)

PS: haverá outra trívia este mês ainda!

terça-feira, 1 de junho de 2010

Trívia do mês de Junho

ao contar do blog para o Marquinho e para a Déborah, donos da Fox vídeo, ganhei 10 locações! bacana! então vamos à trívia de junho.São exatamente 15h16 e o primeiro que postar as respostas corretas, ganhará estás 10 locações da Fox Vídeo e mais 1 dvd de presente do blog "no escurinho do cinema...". caso não more em belém, a gente conversa sobre as 10 locações...

desta vez tentarei não fazer perguntas que possam ser respondidas wikipediatamente...vamos lá:

1. em qual filme do woody allen rola uma cantada com um poema de um dos maiores poetas norteamericanos do século xx? qual é este poeta e qual é o poema? entre quais personagens (quais seus respectivos atores) é usado o texto?
obs: tem de postar o poema!

2. em qual filme da lista dos 10 mais belos do cinema, há um outro poema quase como personagem? qual é o poeta e o poema? no filme, o texto é usado em que situação? qual personagem o recita (diga o ator ou atriz)?
obs2: idem

(rodrigo maroja barata jun-2010).