sexta-feira, 18 de junho de 2010

cinema e rejeitados

assisti a um filme com meus alunos que foi insensado nos últimos festivais "Precious" (2009), de Lee Daniels. Credito a ele os mesmos elogios: dramático, tenso, seco, duro, daqueles que não têm concessões. Gabourey Sidibe é preciosa, verdadeiramente, em sua interpretação sutil e ao mesmo tempo visceral. Confesso que me emocionei píncaros com os 109 minutos da trágica, porém não menos lírica, vida da menina obesa negra e totalmente destruída, de quem a adolescência, a pureza, o prazer de viver foram arrancados impiedosamente. Daí pensei nos enjeitados, nos da geral, nos párias, naqueles dos arrabaldes, dos deformados, dos com déficits, dos loucos de pedra e estandarte...


resolvi imediatamente comentar e listar (como me furtar de meu novo TOC)alguns filmes que têm como protagonistas os enjeitados. Começo por uma obra-prima da agonia e do terror de ser um marginalizado, "The Elephant Man" (1980), de David Lynch. John Hurt desenhou um John Merrick, nome do personagem, real, com tanta perfeição de minúcias que chega a beirar o magistral. A voz, o gestual, a crueza, no entanto e sobretudo, a genial elegância e dandismo do homem que nasceu na Inglaterra da 2ª fase da Revolução Industrial, com noventa e muitos porcentos do corpo totalmente deformados são milimetricamente desfiladas diante de nossos olhos aterrados. É de causar dó, lágrimas, depressão imaginar quão desgraçada é a vida de um ser imperfeito ao julgamento mortal. Filme em que Lynch aproveita para ensaiar seus delírios oníricos ao narrar o ataque de elefantes à provável mãe grávida do personagem. Preto e branco lindíssimo, poesia lynchiana.


há um filme com a Cher, é, ela mesma, a cantora, que, por sinal é uma p... atriz (ganhou até a Palma de Ouro por esta mãe, motoqueira, junkie) chamado "Mask" (1985), de Peter Bogdanovich, que é um belo exemplar de outro filme de enjeitados. Mask é a história de Roy L.'Rocky' Dennis, um jovem com displasia craniometafisária, ou seja, a cabeça da criatura não para de crescer, é o alargamento ósseo do crânio, o qual leva a uma morte precoce e por demais sofrida. Pois bem, o menino, interpretado por Eric Stoltz, sofre deste mal, o bom é que ele é "filho" de um bando de motoqueiros aventureiros e maconheiros, os quais o protegem de tudo e de todos. Cher, a oficial mãe, está brilhante, e o filme só peca por um certo pieguismo aqui e ali, e por alguns feios erros de continuísmo, principalmente no final, mas é um autêntico filme de rejeitado.


poxa, sinto-me pressionado por uma centena de filmes protagonizados por párias e rejeitados: preciso listar os 10 melhores filmes com seres marginalizados. Faço em nome de todos eles, faço em meu próprio nome também, pois somos um pouco rejeitados ao longo da vida, seja por questões físicas, ou opções sexuais, ou traços religiosos. Mas somos. Promessa é dívida, listarei estes filmes e os sandmovies prometidos em post anterior. Farei ainda esta semana. Aceito dicas...

que tal Carrie? Quasímodo? Truman? Cabíria? Bent? são tantos...viva todos os preciosos do mundo!

(rodrigo maroja barata - jun/2010)

Um comentário:

Marco Antônio disse...

Grande Tema! Acho que Milk é um grande filme de rejeitados porque não dizer de um clássico filme do início dos anos 90 Edward Mãos de Tesoura.