quarta-feira, 28 de abril de 2010

10 filmes Arteen


Dez filmes de Arte para adolescentes:

1. "Paranoid Park" (2007), de Gus Van Sant

2. "Trainspotting" (1996), de Danny Boyle

3. "Rumble Fish" (1983), de Francis Ford Coppola

4. "Les Quatre Cents Coups" (1959), de François Truffaut

5. "High Fidelity" (2000), de Stephen Frears

6. "The Virgin Suicides" (2000), de Sophia Coppola

7. "Rebel Without a Cause " (1955), de Nicholas Ray

8. "À bout de souffle" (1959), de Jean-Luc Godard

9. "The Last Picture Show " (1971), de Peter Bogdanovich

10. "Donnie Darko" (2001), de Richard Kelly

31 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

hahaha Prometeu,Postou né professor!
Adorei seus textos!(O Blog é ótimoo)
Dá até vontade assistir um filmezinho,acabei de comprar uns 4(não se orgulhe não pq é piratex)Hhhahaha!
Vou assisti-los agoraa!
Beijoss Luisa Moura

Rodrigo Maroja Barata disse...

lulu,
assista sempre a um filme, mas que seja excelente e não "piratex"! Leia os textos sempre e continue postando para dar aquele gás... Você já está concorrendo a um dvd de um filme da lista de arteens!

L. Rafael Nolli disse...

Ótimas dicas. Gostei, sobretudo, de sua visão sobre Os Sonhadores. Abraços.

Rodrigo Maroja Barata disse...

Rafael,
fico agradecido por você ter lido minhas reflexões sobre o filme do Bertolucci!
abrçs,
rodrigo

Breno disse...

Acho que um filme onde poderia se encaixar em sua lista professor, era Quadrophenia, onde havia uma grande rivalidade na década de 60 entre os Mods e os Rockers, assim como há vários conflitos entre escolas, tribos urbanas, etc, e também pela fuga para a angustia de Jimmy, protagonista do filme, que encontra como cura, seus amigos.
O filme se baseia no album Quadrophenia de The Who, tanto que o protagosnista é um Mod, devido a banda ser uma forte influência a invasão britânica na musica, e ao próprio movimento Mod.
O filme também contém Musicas do Who, assim como outros artistas, não nescessariamente Mods.

Rodrigo Maroja Barata disse...

breno, comentário certeiro, meu! acertaste em cheio!
abrçs,
rodrigo maroja barata

Unknown disse...

O melhor blog! Hahaha, deu vontade de ver esses filmes, nesse fim de semana estarei na fox! beijoo, blog muito bom
by: AmandaBentes~~

M. Lidia Lima disse...

dessa lista só assisti 'Paranoid Park'...
achei incrível o modo com que a câmera acompanha o personagem e o modo como contam a história e tals, achei demais <3

Maria Lida Lima

Anônimo disse...

professor, o blog tá muito legal e "the last shadow puppets" é muito louco mas eu entrei no blog pra dizer que infelizmente muitos jovens da atualidade atual só gostam dos filmes holywoodianos que tenham efeitos "duca" ou mentira master (principalmente os dois juntos) pois ficam nos planos da irrealidade ou dos sonhos, beleza?
hug of the bear< Alcides

Unknown disse...

sinceramente, ñ conhecia nenhum filme da lista, mas qndo assisti "Rebel Without a Cause " (1955), de Nicholas Ray, adorei e a partir da semana q vem, vou ver se consigo assistir os outros, vlw professor por ajudar com suas dica, um grande abraço =D

Fabricio disse...

Ví o filme ''Rebel Without a Case'', achei bom. Não sei se hoje em dia, ele causa tanto impacto como causou na época do lançamento. As pessoas se ''acostumaram'' a esses atos banais. Mas naquele tempo, eu creio que esse filme foi muito polêmico. Um filme lançado em 1955 em meio a uma sociedade conservadora, só podia dar críticas por cima de criticas né ?
As vezes devemos analisar um filme, considerando a época em que foi lançado.

Fabricio disse...

Professor, fica a ideia de fazer um ''post'' sobre os filmes de terror (é a minha área, hashshas)
Você esta olhando para um grande admnirador de Stephen King.

Unknown disse...

Ah, e com certeza isso que o Fabrício falou procede, afinal naquela época não era comum crianças com armas, corridas ilegais ou jovens embriagados, muito menos no cinema. É por isso que você nao veria "Laranja mecânica" por exemplo nos anos 50. Sem dúvida, ao analisarmos um filme, temos que levar sempre em conta a época em que foi feito.

Unknown disse...

Também concordo com a parte do Stephen King, esse sim sabe o que é terror mesmo nos dias atuais; e não só terror né? "À espera de um milagre" e "O apanhador de sonhos" são de estilos totalmente afastados do terror, porém também são brilhantes.

Fabricio disse...

E sobre o ''Rebel Without a Case'', digo uma frase:
O mundo divide-se em pessoas boas e pessoas más. As pessoas boas têm um sono tranquilo. As pessoas más divertem-se muito mais.(Woody Allen)

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

corrigindo, hehe': *Pra mim o melhor filme da lista, dos que eu assisti, logicamnete, é Rumble fish (O selvagem da motocicleta, no Brasil); acho muito legal o "confronto" entre pai e filho que há no filme. Ah, e quanto ao diretor, Francis Coppola, preciso falar que é um gênio? Acho que "Poderoso chefão" e "Contos de Nova York" falam por si só.

ogro. disse...

Poxa, o blog está muito bom, parabéns. Achei interessante o rótulo com o qual você define os filmes, e achei a lista boa. Lembrei do lirismo em cada fala do Van Sant e em cada quadro do Godard, e de tantos filmes de que gosto tanto. No entanto, sobre a lista de filmes com (veja bem) temática ou protagonistas adolescentes acho válido apontar, não concordo que a arte possa ser produzida para um determinado público. Ao meu ver, a arte toca o íntimo de cada humano de uma forma única, e a sensibilidade à poesia é algo independente de idade ou sexo, mas anyway...

Unknown disse...

Tá, e quem disse que os filmes da lista são SOMENTE pra adolescentes? ¬¬'

ogro. disse...

à colega que comentou acima, sugiro respeito e calma, e que tente interpretar as ideias que outras pessoas proporem. em palavras 'fáceis', o que caracteriza o desapego material e busca da utopia em uma geração não é sua faixa etária, e sim sua vontade de mudança e o quanto acredita em si.

Unknown disse...

e quem faltou com respeito? oO

Fabricio disse...

Amigo, ela apenas disse, que os filmes citados estavam sendo RECOMENDADOS para os adolescentes, por conter histórias interessantes e em alguns casos, até polêmicas para a época em que foram lançadas, os adolescentes gostam disso, mas muitos outros publicos tambem podem assitir ok ?

Fabricio disse...

E certos tipos de arte, devem sim ser produzidos para públicos específicos. Afinal eu não passaria um filme de terror para uma crinça né ? Não é a toa que existe a faixa etária recomendada.

Rodrigo Maroja Barata disse...

queridos,
1. obrigado pelos comentários. Todos muito interessantes e mostram que realmente vocês sabem discutir com categoria;
2. Também concordo, Sr. Ogro, com a questão de não rotular, sou cético quanto a quaisquer limitações, mas minha idéia foi somente mostrar que há filmes de arte, que não são tão cabeçoides e que merecem e DEVEM ser vistos por adolescentes também...
3. todos estão concorrendo a um dvd da lista de filmes Arteen!
4. farei um post sobre filmes de terror! com uma lista dos 10 melhores para mim...
abrçs e continuem comentando
rodrigo maroja barata

Breno disse...

Fabrício, tudo bem, um filme de terror para uma criança, vai fazer com que ela não durma a semanas e molhe suas calças toda vez que ficar no escuro, mas eu não creio que as censuras, hoje em dia, sejam corretas.
Assisti Fred Kruger quando tinha 6 anos e pensava que o filme era de comédia. Pensava que o sangue que ficava na parede e no teto eram ketchup, e o filme, na epoca que foi lançado, devia ser para maiores de 16 anos.
Acho que a censura está muito "avacalhada".
UM exemplo disso foi quando fui ver 'O Procurado' com minha família. A censura era de 18 anos, e a moça que vendia ingresso não queria me vender um. O único motivo para a censura ser de 18 anos era uma cena de sexo no começo do filme, depois só é ação e mais ação que você pode ver a qualquer hora na TV.
Acho que a censura não vem ao caso.

krol disse...

desses filmes eu ja vi juventude transviada e a ultima sessao de cinema, adoro filmes com temática adolescente, mas quase sempre eles nao sao valorizadors como bons filmes justamente pela temática...só faltou john hughes! uehieue beeijos professor

Unknown disse...

Aaah! adorei o blog professor! Vou pedir pro meu irmão me levar na Fox agora mesmo! Mas vou confessar: nunca fui muito fãn de filmes um pouco antigos, mas confesso também que vou começar a assistir e procurar entender um pouco mais sobre o assunto, graças ao senhor! Beijos, Ana Carolina Santana

Unknown disse...

hsuahsuah' verdade Krol, faltou John Hughes; "curtindo a vida adoidado" é o melhor filme ever! (ou nao) heuheiuhe'

Unknown disse...

Eu me Indentifiquei muito com sua lista ate pela maioria dos temas abordados pelos filmes que retratam oque passa tanto no dia a dia quanto na cabeça dos jovens.O contato com as drogas,sexo e um pouco de audácia que só nós jovens possuimos.
Dai surge uma reflexão de todo meio e de toda a sociedade em que vivemos.

Breno disse...

Acho a temática jovem excelente. Ver praticamente o que se passa na cabeça de um jovem, suas fantasias, aspirações e conceitos sobre o mundo. A inocência que aparenta ser imortal e ao mesmo tempo a maldade que pode tomar o corpo de um jovem é tudo, para mim, muito emocionante.