domingo, 2 de maio de 2010

Lista dos 10 melhores filmes de Terror:

1. "Nosferatu" (1979), de Werner Herzog
Obra prima de Herzog com um dos maiores atores de todos os tempos, Klaus Kinski, e a mais bela atriz do cinema europeu, Isabelle Adjani. Terror vampiresco, elegante, fino, filme de arte!


2. "The Evil Dead" (1981), de Sam Raimi
Jovens, em uma cabana isolada, recebem a visitinha do demônio! Obra de Mestre!


3. The Shining" (1980), de Stanley Kubrick
Um escritor recebe um trabalho de inverno, tomar conta de um hotel desabitado. Com a esposa e o filho, o iluminado, o escritor passa uma das temporadas mais sinistras e reveladoras do hotel. Jatos de sangue! Obra-prima!


4. "Psycho" (1960), de Alfred Hitchcock
Uma ladra se refugia num hotel de beira de estrada e se depara com um jovem rapaz, introspectivo, que possui uma psicopatia edipiana. Genial!


5. "Carrie" (1976), de Brian De Palma
Filme sobre uma garota tímida e feiosa, que ao sofrer constantes bullings por parte dos "amigos", descobre poderes paranormais e sai promovendo uma sucessão de sanguinolência.


6. "Antichrist" (2009), de Lars Von Trier
Filme misógino de Trier, um casal, após a perda do filho, resolve se isolar numa cabana de campo para rever a vida e os fantasmas interiores. Aterrorizante!


7. "The Omen" (1976), de Richard Donner
O Anticristo chega a Terra na pele de um dócil e infernal menino adotado por um casal americano. A cena do enforcamento da babá é sensacional!


8. "The Exorcist" (1973), de William Friedkin
Obra máxima da possessão demoníaca! O duelo entre Linda Blair e Ellen Burstin é algo de arrepiar a alma! Não tem para mais nenhum: clássico incomparável!


9. "Opera" (1987), de Dario Argento
Uma cantora lírica tem, enfim, a oportunidade de estrelar Macbeth substituindo a prima dona acidentada. Esta peça de Shakespeare possui uma terrível e eterna maldição, que, obviamente, perseguirá todo o elenco. Totalmente freak, um pouco kitcsh, mas genial!


10. "Don't look now" (1972), de Nicolas Roeg
Julie Christie e Donald Sutherland, em Veneza, sofrem os traumas da recente perda da filha. Filme de terror psicológico e espiritualista! Belas e aterrorizantes imagens de uma das mais românticas cidades do mundo!

8 comentários:

aldo disse...

The Evil Dead, de longe a minha trilogia (sim, TRILOGIA) preferida de todos os tempos! apesar do primeiro filme ter um ar de tensão, mas o segundo menos e o terceiro ligar switch whatever de vez, nunca a decadência do horror e ascenção da comédia me agradou em sequências como essa fez.

Matheus R. disse...

o iluminado, filme muito tenso, cada segundo que passa, cada dia, a pressao e a tensão aumentam, até que tudo explode com o cara enlouquecendo completamente e perseguindo sua familia, na minha opiniao o iluminado é uma especia de fusão perfeita entre o terror e o suspense.Um filme maravilhoso.

eu tentei ver no oco disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Rodrigo Maroja Barata disse...

caro joão rosa,
o post é informativo, ainda não analítico! o que vc me mostra são obviedades e respeito sua sagacidade e perspicácia, mas me falta mais tempo para postar algo à altura de seu conhecimento fílmico e psicológico! não me subestime, apenas espere e verá os próximos posts, ok? não julgue, leia os posts sobre os filmes anteriores, não faça julgamentos precipitados por um post no qual apenas elenco filmes de que gosto! o comentário que fiz foi em cima de um comentário seu e não de nenhum artigo que vc tenha escrito, este sim mereceria um respeito maior meu!
abrçs,
rodrigo maroja barata

Breno disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Renato Pantoja disse...

barata, evil dead é meu preferido. vc sabe como curto terror alternativo e cheio de twists. as continuações só serviram pro diretor pegar mais prática em cinema, mas ainda em homem aranha a gente percebe, agora em grandes cenas e escalas, o toque do diretor que marcou minha vida dos filmes de terror. foi antes e depois de evil dead.

Unknown disse...

Adorei a lista, assisti quase todos os filmes (8 pra ser mais exata) e adorei todos eles. Mas não importa quantos filmes desse gênero eu assista, "Psicose" sempre foi o meu preferido. Acho que o terror nesse filme é na medida certa, nem exagerado nem deixando a desejar, apenas o suficiente para nos prender do início ao fim, o que, na minha opinião, o torna brilhante. Pra mim foi o filme de horror que mais chegou perto da perfeição; mais que um filme, uma aula de cinema que só um mestre como Hitchcok poderia dar; que outro diretor teria a audácia de matar sua personagem principal no meio do filme? Acho que "Psicose" foi um filme impecável que dificilmente será superado um dia.

ps. fãs do filme, não assistam a versão de Gus Van Sant. eu pelo menos não consegui chegar nem ao fim :/

Breno disse...

A versão de Gus Van Sant é uma droga mesmo...