1. "Nosferatu" (1979), de Werner Herzog
Obra prima de Herzog com um dos maiores atores de todos os tempos, Klaus Kinski, e a mais bela atriz do cinema europeu, Isabelle Adjani. Terror vampiresco, elegante, fino, filme de arte!
2. "The Evil Dead" (1981), de Sam Raimi
Jovens, em uma cabana isolada, recebem a visitinha do demônio! Obra de Mestre!
3. The Shining" (1980), de Stanley Kubrick
Um escritor recebe um trabalho de inverno, tomar conta de um hotel desabitado. Com a esposa e o filho, o iluminado, o escritor passa uma das temporadas mais sinistras e reveladoras do hotel. Jatos de sangue! Obra-prima!
4. "Psycho" (1960), de Alfred Hitchcock
Uma ladra se refugia num hotel de beira de estrada e se depara com um jovem rapaz, introspectivo, que possui uma psicopatia edipiana. Genial!
5. "Carrie" (1976), de Brian De Palma
Filme sobre uma garota tímida e feiosa, que ao sofrer constantes bullings por parte dos "amigos", descobre poderes paranormais e sai promovendo uma sucessão de sanguinolência.
6. "Antichrist" (2009), de Lars Von Trier
Filme misógino de Trier, um casal, após a perda do filho, resolve se isolar numa cabana de campo para rever a vida e os fantasmas interiores. Aterrorizante!
7. "The Omen" (1976), de Richard Donner
O Anticristo chega a Terra na pele de um dócil e infernal menino adotado por um casal americano. A cena do enforcamento da babá é sensacional!
8. "The Exorcist" (1973), de William Friedkin
Obra máxima da possessão demoníaca! O duelo entre Linda Blair e Ellen Burstin é algo de arrepiar a alma! Não tem para mais nenhum: clássico incomparável!
9. "Opera" (1987), de Dario Argento
Uma cantora lírica tem, enfim, a oportunidade de estrelar Macbeth substituindo a prima dona acidentada. Esta peça de Shakespeare possui uma terrível e eterna maldição, que, obviamente, perseguirá todo o elenco. Totalmente freak, um pouco kitcsh, mas genial!
10. "Don't look now" (1972), de Nicolas Roeg
Julie Christie e Donald Sutherland, em Veneza, sofrem os traumas da recente perda da filha. Filme de terror psicológico e espiritualista! Belas e aterrorizantes imagens de uma das mais românticas cidades do mundo!
8 comentários:
The Evil Dead, de longe a minha trilogia (sim, TRILOGIA) preferida de todos os tempos! apesar do primeiro filme ter um ar de tensão, mas o segundo menos e o terceiro ligar switch whatever de vez, nunca a decadência do horror e ascenção da comédia me agradou em sequências como essa fez.
o iluminado, filme muito tenso, cada segundo que passa, cada dia, a pressao e a tensão aumentam, até que tudo explode com o cara enlouquecendo completamente e perseguindo sua familia, na minha opiniao o iluminado é uma especia de fusão perfeita entre o terror e o suspense.Um filme maravilhoso.
caro joão rosa,
o post é informativo, ainda não analítico! o que vc me mostra são obviedades e respeito sua sagacidade e perspicácia, mas me falta mais tempo para postar algo à altura de seu conhecimento fílmico e psicológico! não me subestime, apenas espere e verá os próximos posts, ok? não julgue, leia os posts sobre os filmes anteriores, não faça julgamentos precipitados por um post no qual apenas elenco filmes de que gosto! o comentário que fiz foi em cima de um comentário seu e não de nenhum artigo que vc tenha escrito, este sim mereceria um respeito maior meu!
abrçs,
rodrigo maroja barata
barata, evil dead é meu preferido. vc sabe como curto terror alternativo e cheio de twists. as continuações só serviram pro diretor pegar mais prática em cinema, mas ainda em homem aranha a gente percebe, agora em grandes cenas e escalas, o toque do diretor que marcou minha vida dos filmes de terror. foi antes e depois de evil dead.
Adorei a lista, assisti quase todos os filmes (8 pra ser mais exata) e adorei todos eles. Mas não importa quantos filmes desse gênero eu assista, "Psicose" sempre foi o meu preferido. Acho que o terror nesse filme é na medida certa, nem exagerado nem deixando a desejar, apenas o suficiente para nos prender do início ao fim, o que, na minha opinião, o torna brilhante. Pra mim foi o filme de horror que mais chegou perto da perfeição; mais que um filme, uma aula de cinema que só um mestre como Hitchcok poderia dar; que outro diretor teria a audácia de matar sua personagem principal no meio do filme? Acho que "Psicose" foi um filme impecável que dificilmente será superado um dia.
ps. fãs do filme, não assistam a versão de Gus Van Sant. eu pelo menos não consegui chegar nem ao fim :/
A versão de Gus Van Sant é uma droga mesmo...
Postar um comentário