sábado, 15 de maio de 2010

Sandmovies - filmes areentos

Brincava com um amigo e com os nomes de figuraças importantes do showbizzz, ríamos a valer: Jimmy Page virou Jaiminho Página, Billy Wilder era Wilsinho Fazedor de Selvagem, e tínhamos a Vanessa Túmulo Vermelho, o Roberto Planta, o Rogério Águas, o Wilson do P...Duro, a Égua do Presunto Vencedor, bem, era uma infinidade de nomes "ao pé da letra". Daí, desta infindável lista de bobagens, saíram os sandmovies, tudo por causa da Sandy, a quem chamávamos Areenta Franklin e Júnior, a dupla era assim para nós.

Sandmovies são filmes areentos, não por serem tediosos, não, mas por terem as areias de algum lugar ínóspito do mundo como protagonistas. Aqueles filmes, que mesmo sendo magistrais, dão-nos sede, ficamos de boca seca,mascando um Bubbaloo sabor Sahara.

O primeiro sandmovie listado em nossa memória, àquele tempo, meio aturdida pelos drinks, sempre fazíamos isso quando já altos de cerveja estávamos, foi "The English Patient" (1996), de Anthony Minghella, no qual as areias do Sri-Lanka são fundamentais para emoldurar o amor de Conde Laszlo Almasy (Ralph Fiennes, demais!), um misterioso e introspectivo aventureiro, por Katharine Clifton (Scott Thomas, imensa atriz!). Um melodrama areento de suprema beleza, mas que em suas 2 horas e tal nos deixa áridos.




Outro importante e grandioso sandmovie é "Zabriskie Point" ( 1970), de Michelangelo Antonioni, que se passa numa região do Parque Nacional do Vale da Morte, local de onde se extraía boro (minério que serve para uso da homeopatia e até na feitura de detergentes, desinfetantes, pesticidas, fertilizantes...) através da Cia. Do Vale da Morte. Os atores Mark Frechette e Daria Halprin, em sua primeira incursão no cinema, literalmente comem areia quando fazem amor e revolução. Filme lindíssimo com roteiro de Franco Rossetti, Tonino Guerra e Sam Sheppard a refletir sobre a contra-cultura nos EUA e os pensamentos comunistas e revolucionários dos jovens da época. O cenário é de badlands, areia e erosão. Sede!!!!





"The Sheltering Sky" (1990), de Bernardo Bertolucci, filme que tem uma Debra Winger e um John Malkovich em busca, nos desertos da África, de um significado para seus casamento e vida sexual em total tédios. A Película é um desbunde de secura e inocuidade. Dois burgueses, que nada têm a fazer, em busca de exotismo e semvergonice. É magistral, mas a gente fica até com a alma seca e desesperançosa ao vê-lo. Sandmovie de categoria!!! No entanto, vale deixar registrado que é um filme belíssimo em sua análise metalinguística, antropológica, sociológica e patológica, porque os protagonistas não regulam bem, ah, isto é fato!



Sandmovies são românticos, niilistas, neles, sempre alguém está à procura de outro alguém, são profundos, frios, tediosos, porém, epopeicos, em suma, são maravilhosamente areentos! Prometo! Não deixarei ninguém com sede! Postarei mais sobre Sandmovies. Amo-os todos, mesmo com suas intermináveis cenas desérticas...Listarei os 10 Sandmovies mais espetaculares e áridos do cinema, me aguardem com um gelado e cheio copo d'água!

(Rodrigo Maroja Barata Mai-2010)

7 comentários:

eu tentei ver no oco disse...

"The best films are like dreams you're never sure you've really had. I have this image in my head of a room full of sand. And a bird flies towards me, and dips its wing into the sand. And I honestly have no idea whether this image came from a dream, or a film. Sometimes I like it in films when people just sit there, not saying anything."

Breno disse...

Jaiminho Página e Roberto Planta. PASOKAPSOKAP Zeppelin 4 ever.

Marco Antônio disse...

É com imenso prazer que escrevo nesse blog de um amigo meu tão querido, "Sandmovies " conversas que sempre apareciam entre um drink e outro, minah dica de um bom filme árido é o Deserto dos Tártaros baseado no Romance do Italiano Dino Buzzati dirigido por Valerio Zurlini
Nas colinas escarpadas, além da cidade, ergue-se o forte Bastiani, um reduto isolado que serve como guarnição de fronteira Adiante, apenas um grande deserto, por ninguém transitado. Designado para servir nesse cenário desolado, o tenente Giovanni Drogo vê cair por terra suas expectativas: distante dos prazeres mundanos, do acolhimento e da rotina que conhecia, o forte é a face da renúncia estampada em todos os semblantes dos que ali vivem. fica a dica

Sic disse...

Bem assim que eu comecei a ler o post veio logo a mente o Deserto dos Tártaros...Em seguida, a baixaria, pensei que nada mais sandmovie, do que Acquaria kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

John Fletcher disse...

vamos fazer uma lista?

já coloco mulheres no front, do zurlini, para aproveitar a idéia lançada pela sue, e arabian nights, do pasolini. esse tb vale.

Sic disse...

vá no meu blog e dê seu carimbo faço qüestão kkkkkkkkk

John Fletcher disse...

vamos colocar outros títulos importantes nesta lista:

- profissão repórter
- o expresso da meia noite
- lawrence da arábia
- duna
- medéia